Com estratégia inovadora o HNSA realiza a primeira hemodiálise no leito de enfermaria



A NefroQuality, Serviço em Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva, gerenciada pelo médico nefrologista Dr. Jose Lascano Contreras, vem prestando assistência aos pacientes nefrológicos (com patologias renais e necessidade de suporte renal substitutivo - Hemodiálise) do HNSA desde agosto de 2021.

Pensando na qualidade e segurança da assistência aos pacientes submetidos a hemodiálise, aliada a boas práticas, a NefroQuality adquiriu, em parceria com o HNSA, duas máquinas de hemodiálise novas, da marca Fresenius, modelo 4008S V10 (última versão), junto com duas osmoses reversas portáteis novas, da marca Ipabras, com as quais será possível proporcionar terapia renal substitutiva em diversas áreas assistenciais dentro do hospital, nas 24 horas do dia, todos os dias da semana e evitando transferências de pacientes para outro centro de assistência em saúde.

Foram instalados estrategicamente pontos de água com engates rápidos nas unidades de terapia intensiva, enfermaria e na emergência, possibilitando assim o suporte renal substitutivo (hemodiálise) quando indicado e em qualquer momento do dia, em todos estes ambientes.

Os equipamentos permitem hemodiálise e ultrafiltração isolada convencional, com até 4 horas de duração e realizada em pacientes estáveis e com necessidade de remoção de pouca quantidade de líquido; assim como hemodiálise e ultrafiltração isolada prolongada de 6, 8 e 12 horas de duração e realizada em pacientes instáveis ou com necessidade de remoção de grande quantidade de líquido.

As osmoses reversas portáteis permitem o fornecimento, controle e tratamento da água na beira do leito do paciente, seguindo todas as normas de controle de qualidade conforme a RDC 11 (Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Brasil. RDC n. 11, de 13 de março de 2014).

Com esta estratégia inovadora e como centro de referência para a região, o HNSA torna viável o atendimento próprio, integral e ágil dos pacientes com demandas nefrológicas, e sem dúvidas, os pacientes serão os maiores beneficiados com esta aquisição.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo