Workshop de cuidados com cateter de hemodiálise

A terapia renal substitutiva (TRS) requer qualidade e cuidados em todas etapas do processo que envolvem sua execução. Uma dessas etapas é o acesso para a realização da diálise. Em pacientes agudos (normalmente urgências dialíticas), que são a maioria dos casos assistidos pela NefroQuality, implanta-se pelo médico um cateter de curta permanência (Shilley®) para iniciar o tratamento. Esse cateter é inserido preferencialmente na veia jugular interna, com auxílio da ultrassonografia, evitando assim múltiplas punções e iatrogênias.

Para diminuirmos o risco de infecção da corrente sanguínea associada ao cateter e manter uma boa permeabilidade e fluxo desse dispositivo, são fundamentais os cuidados de manipulação, realização de curativos com técnica asséptica e protocolos de heparinização.

A NefroQuality, com foco na qualidade assistencial e segurança do paciente, proporciona workshop, demonstrando de forma teórico-prática os tipos de acesso para TRS, locais de implante, protocolos operacionais de heparinização, tipos de coberturas com os tempos preconizados para as trocas e suas particularidades, técnicas para a realização dos curativos e rotina de trocas das conexões, sempre embasado nas boas práticas.

Quer saber mais informações? Nos chame pelo WhatsApp!



5 visualizações